Ciclo Do Azoto E Da Agua
Nº: 12
Ano/Turma: 10ºCT4
Ciclo da água ou ciclo hidrológico
A Água (H2O) é uma substância componente da hidrosfera.
O ciclo desta substância é de extrema importância para a manutenção da biosfera, estabelecendo meios e condições fundamentais ao metabolismo dos seres vivos e contribuindo com as transformações estruturais do ambiente.
A renovação cíclica deste recurso abiótico pode ser considerada por dois ciclos: pequeno ciclo e grande ciclo.
No pequeno ciclo, submete-se a água contida nos lagos, rios, oceanos e glaciares, a processos de evaporação pela ação do calor ambiental, passando a água à forma de vapor que ao atingir as camadas superiores da atmosfera condensa-se, formando as nuvens. Por consequência da condensação retorna à superfície terrestre na forma de gotículas, flocos de neve ou partículas de granizo.
No grande ciclo, é considerada a colaboração tanto dos animais quanto dos vegetais. Mecanismos de hidratação (absorção de água), transpiração (secreção) e respiração (obtenção de energia) dos organismos, geram concentrações relativas dependendo da amplitude de um ecossistema, provocando défice ou acréscimo hídrico considerável.
As plantas absorvem a água Infiltrada nos solos através das suas raízes e libertam-na para a atmosfera na forma de vapor. Além de ser o solvente e o reagente de inúmeras reações químicas intracelulares, a água é uma das matérias-primas da fotossíntese (os seus átomos de hidrogénio fazem parte da glicose fabricada e os seus átomos de oxigénio unem-se para formar o O2 libertado para a atmosfera. Na respiração, as plantas degradam as moléculas orgânicas que as mesmas fabricam para a obtenção de energia, libertando dióxido de carbono e água. As plantas perdem água constantemente através da transpiração.
Em animais, a aquisição de um nível de água favorável às reações orgânicas, é estabelecida através da ingestão direta ou indireta de água (composição dos alimentos), devolvendo-a gradualmente ao