ST6 O Ciclo Do Azoto
324 palavras
2 páginas
ST6- DR2O Ciclo do Azoto
O azoto, a água e o carbono são essências à vida, circulam pela atmosfera pela terra e pelos seres vivos num ciclo natural e contínuo. O azoto é um elemento químico que entra na constituição das moléculas das proteínas e ácidos dos seres vivos, mais fácil o Azoto acaba por ser o ar c/ gás se retirarmos o gás o ar morre como o nome indica azoto é igual a a-zote de origem grega com o significado “sem vida”.
A fixação do azoto pode ser originada por descargas eléctricas provocadas por os relâmpagos em que o azoto atmosférico é convertido e incorporado no solo em forma de nitratos, através de bactérias especiais existentes no solo e na água.
O ciclo do Azoto:
As principais etapas do azoto são:
Modificação, Destrificação, Nitrificação e Fixação. O azoto necessita de ser fixado puxado da atmosfera e ligado a oxigénio e hidrogénio por determinados microrganismos, baterias, fungos e algas. Alguns microrganismos encontram-se em simbiose com as plantas formando compostos que as plantas podem usar na fotossíntese, ficando assim disponível a todos os níveis da cadeia.
Quando os animais morrem e as plantas, folhas, os componentes azotados passam para o solo e água depois as bactérias transformam estes compostos em amónia, depois ocorrem as reacções que transformam a amónia em sais solúveis estes ionizam-se produzindo iões de amónio em água e nitratos que são absorvidas por algumas plantas verdes, estas serão comidas por os animais que depois de morrerem, libertam azoto para a atmosfera formando assim o ciclo do azoto.
O que faz o desequilíbrio do Ciclo do azoto:
- Queima de combustíveis fósseis.
-Incêndios florestais.
-Utilização da madeira como combustível.
-Drenagem de regiões húmidas.
-Monocultura de cereais e leguminosas.
- A agricultura moderna ao implementar o uso de fertilizantes artificiais faz com que estes misturadores c/ a água provocam a poluição das águas subterrâneas e por sua vez lagos e rios.