Ciclo de vida do produto
Esse tipo de processamento, mostra ao consumidor o quanto pode agredir o meio ambiente, e incentiva as empresas com a produção consciente.
A avaliação do ciclo de vida permite avaliar o quanto um determinado produto pode causar de impacto na natureza, tanto positivo quanto negativo.
Existe uma rede brasileira onde o consumidor pode entrar e visualizar todas as etapas do processo de produção e assim ver em cada passo o impacto ambiental causado. Desde a extração da matéria-prima até a finalização, tendo uma base do que ocorrerá na compra até o descarte.
A linha de produtos da EKOS valoriza o que nossa terra possui de melhor, seu modelo sustentável com parcerias com 19 comunidades rurais, nesse processo ganham as famílias e ganha a floresta, pois recebe no lugar da extração outro cultivo orgânico do mesmo fruto.
Seu modo de trabalhar com preço justo onde os preços pagos pelos insumos cobrem os custos de produção. Priorizando também as embalagens que utilizam materiais recicláveis e reciclados, assim sendo, utilizando também material pós-consumo.
Certificação
Para ter certeza de que o material extraído seja utilizado de maneira correta, segue um programa concreto, onde:
Preparação do solo, plantio e colheita.
Manejo dos produtos na natureza.
Há esse acompanhamento para certificar se esta tudo em ordem para que um terceiro órgão confirme se está tudo dentro dos parâmetros. Esse programa de certificação é essencial para todos, pois nele fica claro se o que ocorre no processo está legalizado.
80% da certificação dos produtos da Natura estão conforme a lei, o restante espera serem certificados nos próximos anos. A iniciativa de vegetalização das fórmulas, onde a ideia é substituir o insumo de origem animal, mineral ou sintética por matéria-prima vegetal.
Entretanto por uma divergência entre IBAMA e a lei brasileira, a Natura foi multada por ter usufruído de recursos ambientais de forma irregular. Porém a empresa Natura afirma que as leis