Ciclo de vida do Produto
O que é a análise de ciclo de vida?
A análise do ciclo de vida (ACV) de um produto, por definição, a partir da série de normas, constitui-se num instrumento que permite o desenvolvimento de critérios e procedimentos objetivos para a avaliação do impacto ambiental de produtos. Esta avaliação considera seu ciclo de vida completo, isto é, desde a sua concepção (projeto) até o término da vida útil, com a sua disposição ou recuperação. Envolve, portanto, a contabilização de muitos parâmetros durante os diferentes estágios de processos de um produto, a sua distribuição e a gestão dos rejeitos, parâmetros esses que podem mudar ou variar de região para região.
Para a realização da ACV de um material, leva-se em consideração critérios de eficiência técnica, econômica e ambiental, com vistas a determinar as condições de contorno para a sua fabricação. Também conhecidas como limites de um sistema, elas delimitam o conjunto de operações industriais ou 'sistema industrial' e o 'sistema meio ambiente'. A ACV enfoca produtos, processos ou serviços desde a extração de matérias-primas, passando pelas etapas de transporte, produção, distribuição e utilização até seu descarte final. Por meio da quantificação e caracterização dos fluxos elementares de entrada e saída de matéria e energia e da agregação em categorias de impacto selecionadas, torna-se possível compreender a ação de um sistema de produto no meio ambiente.
Ciclo de vida: Fases consecutivas e interligadas de um sistema de produtos. Um ciclo de vida compreende normalmente as seguintes etapas:
abastecimento de matérias-primas;
transformação dos ingredientes;
fabrico do produto;
embalagem;
transporte, distribuição e armazenamento;
utilização pelo consumidor;
eliminação dos resíduos – fim de vida (reutilização, reciclagem, recuperação e eliminação).
Em cada fase, ocorre o consumo de