Ciclo de Auto-Renovação ; Processos de elevação e manutenção da condição Física e também as exigências técnicas do Andebol
O ciclo da auto-renovação da matéria viva faz parte dos princípios do treino é o que nos permite desenvolver as nossas capacidades motoras através da relação contínua entre a carga de treino e a adaptação. Com o treino o organismo fica desorganizado e devido à fadiga também há um decréscimo da capacidade funcional do organismo. Quando o organismo está a reorganizar-se, ou seja, quando está a recuperar do esforço feito anteriormente, este processo de recuperação permite ao organismo aumentar a sua capacidade de rendimento.
Sendo que este ciclo pode ser descrito em 4 fases:
1ª - Diminuição da capacidade funcional devido à carga. Predominam as reacções catabólicas, desassimilação, e o estado de fatiga.
2ª - Processos de reconstrução e de reorganização da estrutura
3ª - É a fase de repouso onde predomina o metabolismo anabólico.
4ª- Fase da exaltação ou supercompensação
2. Considerando os processos de elevação e manutenção da condição física identifique e caracterize os princípios do treino.
Existem vários processos de elevação e de manutenção da condição física, portanto decidi dizer o princípio e por uma definição à frente para este ser de mais fácil consulta.
Princípios de Treino: Os princípios de treino têm como objectivo melhorar o desempenho que um individuo tem numa tarefa onde as suas capacidades são testadas, aumentado assim o seu rendimento com a repetição contínua da tarefa, sendo que ao efectuar a mesma tarefa múltiplas vezes o individuo ganha novas ou melhora as capacidades físicas tornando-se assim uma tarefa que inicialmente poderia ser complicada numa tarefa trivial.
Principio da Sobrecarga: Este principio defende que a carga proposta no treino tem que ser definida por dois parâmetros muito específicos, parâmetros esses que são o volume, ou seja a quantidade treino, com a intensidade com que o treino vai ser feito(Fraca, Média ou Forte)
Principio da Continuidade: