Ciclo das xantofilas
Licenciatura em Ciências Bioanalíticas 2012/2013
Excesso de luz
É a energia luminosa que excede os requisitos da planta para realizar processos fotoquímicos. Precisa de ser dissipada para evitar danos. O excesso de luz varia consoante a capacidade fotossintética da planta.
Mecanismos de Fotoprotecção
Externos
A primeira linha de defesa é reduzir o número de fotões absorvidos até atingir os níveis necessários para a fotossíntese, por: - folhas com área de superfície reduzida - orientação vertical da folha - aumento da reflexão dos fotões na folha (ceras e pelos). Não são reversíveis, porque entram na formação da folha. Estas adaptações só são boas para plantas em ambientes com alta radiação
Internos
A energia da luz absorvida pelos carotenóides é passada para as moléculas de clorofila. Uma vez que a energia da luz atinge clorofilas ela é utilizada por um dos três processos competitivos:
-fotossíntese – processos fotoquímicos -dissipação de energia - processos não fotoquímicos -fluorescência da clorofila
A quantidade de energia utilizada para cada um dos processos varia consoante a intensidade da luz e de dióxido de carbono.
Noção de Xantófilas
Pigmentos Carotenóides
- Pigmentos orgânicos nas plantas e microorganismos como algas e fungos - Componentes integrantes da membrana dos tilacóides
Classes envolvidas na captação da energia luminosa
Carotenóides
Ficobilinas
Xantófilas
- Pigmentos responsáveis pela cor amarela
Xantófilas
Carotenos
- São, principalmente, agentes antioxidantes e anticancerígenos
Exemplos: luteína, zeaxantina,
mixol, osciloxantina e aloxantina.
Ciclo das Xantófilas
A energia de luz absorvida por carotenóides é rapidamente transferida para as clorofilas, assim carotenóides são chamados pigmentos acessórios.
A absorção excessiva de luz solar provoca danos foto-oxidativos no mecanismo da fotossíntese e nos componentes essenciais da célula.