Ciclo da água
Neste trabalho será apresentado o Ciclo da Água, que são as transformações ocorridas pela circulação da água na natureza. Também abordaremos sua distribuição no planeta e seu tratamento para consumo. Além disso, falaremos das fontes de poluição e as conseqüências causadas por elas, assim como medidas preventivas e corretivas para diminuir os danos.
2. O CICLO DA ÁGUA
A água está presente no planeta em formas e locais diversos. Na superfície terrestre (em rios, lagos, mares, geleiras), nos seres vivos (na fauna, flora e vida humana), em camadas subterrâneas (nos chamados lençóis freáticos e aquíferos) e na atmosfera (formando nuvens, vapor, chuva, neve etc).
Toda essa água não é estática, mas circula na natureza por meio de fenômenos que, juntos, caracterizam o Ciclo da Água ou ciclo Hidrológico.
O processo do ciclo da água é considerado tão importante à nós e ao meio ambiente como a própria água, que sem seu ciclo teríamos situações catastróficas. A água é encontrada neste processo em três estados, sendo eles líquido, gasoso e sólido, todos estes estados são úteis para a atmosfera, e se alterados ocasionam desastres ambientais o que consequentemente afetará a população. Temos como exemplo dessa alteração, o Aquecimento Global, que como acompanhamos diariamente, são os impactos negativos sobre o planeta e toda a sociedade.
[pic]
FONTE: Objetos educacionais - MEC
O ciclo hidrológico é essencial para a renovação da água na Terra. Para que ele não seja alterado, temos que conservar as florestas. Devemos estar atentos á poluição dos oceanos, ambiente com enorme diversidade de vida e de recursos que também é a maior fonte de evaporação de água do planeta.
O ciclo hidrológico gera troca contínua de água, movendo-a perpetuamente por meio dos seguintes processos de transferência:
2.1 EVAPORAÇÃO
Conjunto de fenômenos físicos que condicionam a transformação da água na forma líquida ou sólida, de