Ciclo da água
Evaporação
é um fenômeno no qual átomos ou moléculas no estado líquido ganham energia suficiente para passar ao estado gasoso e evaporam para o ar.
Transpiração
é a transformação da água precipitada na superfície terrestre através de plantas, animais, etc em vapor atmosférico
Sublimiçao
É o processo de transformação da neve ou gelo em vapor de água sem passar pelo estado líquido. Um bom lugar para ocorrer a sublimação é, por exemplo, o Monte Everest, onde as temperaturas são baixas, os ventos são fortes, a luz solar é intensa e a pressão atmosférica é muito baixa.
Condensação
A água presente no ar sob a forma de vapor é levada as regiões mais altas da atmosfera,
Precipitação
dependendo das condições meteorológicas então se formam gotinhas que se acumulam e se transformam em nuvens, aí sim podendo ser vistas através das chuvas, granizo ou neve quando as nuvens sobrecarregam.
Escoamento
Uma parte da água então cai nos rios lagos e oceanos, outras no solo e algumas alimentam rios, lagos, riachos e então deságuam no mar
Uma parte da água se infiltra na terra e alimenta reservas subterrâneas de água.
Conclusão
Para que esse ciclo não seja alterado é essencial a conserva de florestas e mananciais, evitar poluições em quais quer que sejam os lugares, Um exemplo claro de desequilíbrio ligado ao ciclo natural das águas é o fenômeno do aquecimento global, que ocasiona o derretimento das calotas polares e, consequentemente, provoca a elevação dos níveis dos oceanos que podem submergir ilhas e áreas costeiras de muitos países, tirando pessoas e animais dessas áreas.e devemos cuidar da água pois é nossa maior riqueza