Ciclo celular
O Ciclo Celular corresponde ao período no qual a célula não está se dividindo (Intérfase), mais o período da divisão (mitose nas células somáticas). Nos organismos, a taxa de divisão é variável dependendo do grupo celular analisado. Por exemplo, células da pele e células formadoras dos elementos figurados do sangue estão se dividindo continuamente. Já as células do tecido ósseo entram em divisão após alguma lesão (fratura). Outras, em idade adulta, nunca mais entrarão em divisão, como as células musculares, por exemplo.
Intérfase
Tal como o próprio nome diz "inter" (entre) e "fase" (período), consiste em um período entre as divisões celulares. Embora seja um momento em que a célula não está em divisão, muitos eventos importantes estão acontecendo em seu interior.
A intérfase é subdividida em três sub-fases: G1, S e G2.
Durante G1, a primeira parte da intérfase, as células são metabolicamente ativas, rapidamente sintetizam proteínas e crescem vigorosamente. Esta é a fase mais variável em termos de duração. Células com alta taxa de divisão apresentam uma fase G1 com a duração de algumas horas enquanto nas que têm uma taxa de divisão baixa esta fase pode demorar dias ou alguns anos.
No decorrer da fase G1, as atividades que ocorrem nas células não estão diretamente relacionadas com a divisão celular, mas no fim desta fase, os centríolos replicam preparando-se para o seu papel na divisão celular. Durante a fase seguinte, a fase S (síntese), o ADN replica assegurando que as duas futuras células recebam cópias iguais do material genético e novas histonas são fabricadas e associadas à cromatina. A fase final da intérfase G2 é muito rápida. Durante este período, são sintetizadas enzimas e outras proteínas necessárias para o processo de divisão. Durante as fases S e G2 a célula continua a crescer e a realizar as suas atividades normais.
Mitose
A mitose é conhecida como divisão equacional, na qual uma célula divide-se originando duas células com