Ciclo Celular e sua Regulação
Resolução dos problemas de 1 a 11
Problema 1 – Controle da situação
Sandra, caloura do curso de Medicina, comentou com seu irmão que tem que estudar muito para a próxima aula de Biologia Celular, pois haverá uma discussão sobre taxas de proliferação celular em diferentes tipos celulares e sobre os mecanismos que regulam este processo. O irmão ficou muito interessado, pois havia acabado de ler uma reportagem mostrando que o crescimento desenfreado de diferentes tipos de tumores se deve, em parte, à desregulação de proteínas reguladoras do ciclo celular, como as ciclinas.
Objetivos:
A) Estudar o ciclo celular normal e a sua regulação
B) Diferenciar proliferação celular normal e anormal
C) Definir neoplasia
O ciclo celular eucariótico é divido em 4 fases: G1, S, G2 (interfase) e a fase M (mitose). O crescimento celular ocorre ao longo do ciclo celular, exceto durante a mitose.
A duplicação dos cromossomos ocorre durante a fase S (10 – 12 horas). A segregação dos cromossomos e a divisão celular ocorrem na fase M. A fase M compreende 2 eventos principais: a divisão nuclear e a divisão citoplasmática (citocinese).
Durante o começo da mitose, no estágio da prófase, 2 moléculas de DNA são gradativamente desembaraçadas e condensadas, formando as cromátides-irmãs, que ficam ligadas umas às outras por meio da coesão de cromátides-irmãs. Após o núcleo ser desfeito, as cromátides ficam ligadas ao fuso mitótico e são fixadas a polos opostos do fuso. Finalmente, se alinham no equador do fuso (metáfase). A destruição da coesão de cromátides-irmãs, no início da anáfase, separa as cromátides-irmãs, que são puxadas para polos opostos do fuso. O fuso é, então, desfeito, e os cromossomos segregados são empacotados em núcleos separadas na telófase. A citocinese, então, cliva a célula em duas, de