Ciclismo BMX
O circuito é ondulado e cheio de curvas, desafiando a habilidade dos atletas.
No masculino, é disputado por 32 atletas, que na primeira fase são divididos em quatro grupos. Dentro de suas chaves, os ciclistas disputam três séries, com cada vitória valendo um ponto, o segundo lugar, dois, e assim por diante. Os quatro melhores de cada chave, após as três baterias, passam para a semifinal.
A semifinal acontece nos mesmos moldes, enquanto que a final tem somente uma bateria. No feminino, o regulamento é parecido, mas com menos atletas (24).
A bicicleta do BMX é a menor entre todas as modalidades. A largada é dada do alto de uma rampa de concreto, para que os pilotos entrem lançados nos primeiros obstáculos.
O Brasil participa do BMX pela primeira vez em Londres 2012. O carioca Renato Rezende e catarinense Squel Stein representarão o País.
_____________________________________________________________________
Ciclismo de pista
Disputado em um velódromo de 250m de circunferência, o ciclismo pista distribui dez medalhas de ouro. São cinco provas masculinas e cinco femininas. As curvas da pista devem ter a inclinação de 41 graus, e os ciclistas são obrigados a pedalar de capacete. As bicicletas pesam até 7 kg e chegam a quase 70 km/h.
Provas
Velocidade: todos os ciclistas fazem uma tomada de tempo na distância de 200 m. Os oito melhores disputam as quartas de final, em duelos de dois ciclistas. Nesses duelos, o percurso tem 1 km, mas apenas os últimos 200 m valem; os primeiros 800 m são para estudo e estratégia dos atletas. As disputas são em melhor de três, e os vencedores disputam a semifinal e, posteriormente, a final.
Velocidade por equipes: no masculino, três atletas, e no feminino, dois, começam a disputa. As equipes largam de posições opostas na pista, e, após uma volta, um atleta sai da equipe. Ao término da segunda volta, outro atleta sai, e a terceira (disputada só no masculino) é feita apenas por um ciclista. Ganha quem terminar as voltas em