APS
Nome: João Pedro de Oliveira Fraiz
1. Por que a analise do ambiente externo é de suma importância para a sobrevivência de uma empresa?
R.: A análise do ambiente externo permite a uma organização identificar oportunidades, ameaças e questões estratégicas que poderão afetar seus fatores-chaves de sucesso. Uma vez identificadas as forças ambientais que afetarão o desempenho de uma empresa como um todo, ficará mais fácil a tarefa de minimizar o impacto e direcionar os esforços para os resultados. Esta análise tem por finalidade estudar a relação existente entre a empresa e seu ambiente em termos de oportunidades e ameaças, bem como a sua atual posição produto-mercado e, também, quanto à sua posição desejada no futuro.
2. Quais fatores explicam o sucesso da IBM e da Xerox e o fracasso da Kodak?
IBM:
De iniciar uma mudança organizacional profunda, como reação aos prejuízos que tinham ocorrido na empresa. Reformulando em seu modelo de negócio e de gestão, para atingir metas e voltar a ocupar lugar de destaque no setor, com ênfase em soluções de maior valor agregado.
Xerox:
R.: Reinventar a companhia, não sendo apenas uma produtora de hardware, mais sim, uma empresa que constitui uma relação com o seu cliente, ajudando a serem mais eficiente.
No final os fatores que explicam o sucessos das companhias IBM e Xerox, é a inovação.
Kodak
R.: A Kodak preferiu ficar acomodada com a participação no mercado e os lucros significativos, do que uma mudança, que era cheia de risco e investimentos altos e incertos
“Estratégia de inovação é o fator decisivo para o sucesso de qualquer empreendimento”
3. Quais foram os principais erros da empresa Kodak?
R.: Ignorar as mudanças do mercado, Hesitar ao adotar novas tecnologias, Desprezar a inovação, Manter uma estrutura fossilizada