Ciclagem
CAMPUS ROLIM DE MOURA – RO
DEPARTAMENTO DE AGRONOMIA
JOÃO BATISTA DIAS DAMACENO
________________________________
DISCENTE AGRONOMIA
PROCESSOS ECOLÓGICOS
_________________________________________
FATORES QUE AFETAM O CICLO DE VIDA DAS CULTURAS
ISAAC DE LUCENA AMORIM
______________________________
DOCENTE AGROECOLOGIA
ROLIM DE MOURA/2013 1. CICLAGEM DE NUTRIENTES
É o processo compreendido entre a entrada de nutrientes na planta, sejam eles macronutrientes ou micronutrientes até a sua saída como biomassa ou gases em retorno para a atmosfera ou retorno para o próprio meio.
Este processo ecológico compreende um fator ímpar no ciclo de vida das culturas, sejam em agroecossistemas ou ecossistemas naturais. Ocorrem simultaneamente vários ciclos conhecidos, como o ciclo do carbono, do nitrogênio, do fósforo, do enxofre e outros que atuam no solo e nas plantas.
O ciclo de nutrientes age nas culturas agrícolas de duas maneiras interligadas ou isoladas: Nos agroecossistemas, ocorre a ciclagem de nutrientes de forma natural e também a ciclagem antrópica, ode o homem estimula este ciclo para aumento da produtividade, com acumulo de nutrientes, adubações, matérias orgânicos. Nos ecossistemas naturais somente ocorre à ciclagem natural se intervenção humana.
De fato, na ciclagem de nutrientes, há certa troca de favores ecológicos, pois as plantas retiram do solo o que precisam (nutrientes, água) e devolvem ao meio oxigênio essencial.
Para se ter uma boa ciclagem de nutrientes, recomenda-se o acumulo de matérias orgânicas e baixa rotatividade de adubos químicos que impedem a ocorrência da ciclagem orgânica.
2. SIMBIOSES
Simbioses são as interações que ocorrem mais comumente entre plantas e certos microorganismos (fungos, bactérias) ou entre plantas e plantas que estão divididas em simbioses parasíticas e simbioses mutualísticas que afetam diretamente ou indiretamente o ciclo de vidas das