Cianorte
Planejada pela empresa Companhia de Melhoramentos do Norte do Paraná, segue um traçado urbanístico planejado, seguindo o principio de Ebenezer Howard de Cidade-Jardim. A cidade foi criada através da Lei Estadual nº 2.412 de 13 de julho de 1953, e instalada em 15 de dezembro do mesmo ano, sendo desmembrada de Peabiru. A cultura cafeeira foi quem impulsionou a economia cianortense até os anos 1970, quando novas culturas passaram a ser utilizadas, diversificando, assim, a agricultura da cidade, e futuramente passou a contar com industrias, principalmente com a do vestuário que conta com mais de 550 grifes. Hoje Cianorte conta com uma população estimada de 71 855 habitantes.
Economia[editar | editar código-fonte]
Indústria[editar | editar código-fonte]
A Cidade Possui 1 distrito Industrial, 1 parque industrial e uma zona industrial os prédios do IBC, possuindo 875 industrias. Cianorte se destacou mais pelo fato de conter diversas empresas no ramo da confecção, hoje no total são mais de 550 grifes conhecidas nacionalmente. A cada ano novas empresas surgem fazendo com que a cidade seja ainda mais conhecida como Capital do Vestuário.
Igrejas[editar | editar código-fonte]
Cianorte Possui 5 Paróquias,e várias Capelas Espalhadas Pelos Bairros da Cidade e Pelas Zonas Rurais, Dentre as Paróquias Estão:
A Paróquia Sagrada Família, Na Zona 6.
A Paróquia São Vicente de Paula, Na Vila Operária.
A Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Na Zona 7.
A Paróquia São Lourenço, No Distrito de São Lourenço .
E o Santuário Eucarístico Diocesano de Nossa Senhora de Fátima, no Centro.
Parque Cinturão Verde[editar | editar código-fonte]
Criada em 22 de abril de 2000,pela lei municipal 2.067, o Parque Cinturão Verde é uma unidade de conservação de proteção integral composta por 423 hectares de mata atlântica. O parque circunda toda a cidade abrigando animais silvestres como macacos, quatis, cobras, ouriços, lagartos, pássaros, tamanduás e