Ci Ncia Tecnologia E Valores PARTE 2
UNIDADE CURRICULAR: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE - CTS PROFESSOR: MARCIO CARDOSO DATA: 17/04/2015 TURMA: 821
ALUNA: PAULA RABELO DA SILVEIRA
PERGUNTAS PARTE 2
QUESTÃO 1
O senso comum é resultado de um conhecimento particular, em que muitas vezes são generalizações apressadas e imprecisas. E as afirmativas são de forma assistemática, ou seja, as informações não são resultado de pesquisa.
O conhecimento espontâneo é fragmentário, pois não existe possibilidade de verificação.
O senso comum pode ser ambíguo, ou seja, pode haver mais de um significado.
As conclusões do conhecimento cientifico (ciência) são gerais, ou seja, não vale apenas para dos casos estudados e sim para todos os casos semelhantes. Suas explicações são de forma sistemática e controlável por experiência, o que permite chegar nas conclusões gerais.
A ciência cria conexões, tendo assim, uma característica unificadora.
É objetiva e de uma maneira imparcial, independente das preferencias individuais.
O conhecimento cientifico possui uma linguagem de difícil entendimento para que os conceitos definidos não sejam ambíguos.
QUESTÃO 2
A ciência é uma tecnologia de conhecimento objetivo, que age de maneira imparcial, independente de preferências e que resulta a descentralização do sujeito que a conhece.
Um exemplo são as estações do ano, mudanças de clima, etc; os cientistas já estudaram os fatos, porém ninguém consegue mudar de acordo com suas preferências.
QUESTÃO 3
O método cientifico traz para sociedade um método confiável pelo qual se estabelece o controle do conhecimento. Os métodos são rígidos que possibilitam demarcar um conhecimento sistemático, objetivo e preciso que permite que se descubra relações universais entre fenômenos, além de demarcar um campo de pesquisa e metodologias específicas.
As conclusões das teorias são