Chuvas Causam Alagamentos Em Cidades De SP E RJ
Região Serrana do Rio e litoral paulista têm enchentes e desalojados.
Prefeitura de São Sebastião decretou estado de calamidade pública.
Do G1, em São Paulo
124 comentários
O domingo (17) foi marcado por fortes chuvas na Região Sudeste, principalmente nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Diversas cidades paulistas registraram alagamentos, principalmente no Litoral Sul e Norte do estado. Uma delas, São Sebastião, decretou estado de calamidade pública.
Bairros do Rio de Janeiro foram afetados pela chuva forte desta tarde, com princípio de alagamento. As estações pluviométricas da Prefeitura do Rio detectaram temporal em Santa Cruz, Recreio e Barra da Tijuca, na Zona Oeste. No mesmo horário, também choveu no Jardim Botânico e Laranjeiras, na Zona Sul.
Por volta das 18h, temporal deixou ruas alagadas em
Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro
(Foto: Reprodução/ Câmeras CET-Rio)
A situação mais crítica foi registrada em Petrópolis, na Região Serrana, onde parte do Centro histórico da cidade foi invadido pelo Rio Quintandinha.
Turistas que visitavam pontos do local tiveram que procurar abrigo na Catedral São Pedro de Alcântara, porque as ruas Imperatriz e Koeler também ficaram alagadas por conta de bueiros entupidos.
Em Angra dos Reis, Bombeiros interromperam as buscas por Manoel Cardoso da Silva, de 53 anos, que caiu no mar após um acidente envolvendo um barco e uma lancha. A forte chuva que atinge a região atrapalhou os trabalhos.
Enchente invade casas no bairro Boiçucanga, um dos mais afetados pela chuva em São Sebastião. (Foto: Pollyana Mara Vila Nova/arquivo pessoal)
Famílias desalojadas
No Litoral Norte, pelo menos 300 pessoas estão desalojadas em São Sebastião. O prefeito, Ernane Primazzi (PSC), decretou estado de calamidade pública. Mais de 600 pessoas foram atingidas pelas enchentes em quatro bairros - Cambury, Boiçucanga, Baleia e Maresias, todos na costa sul.
A intenção da prefeitura ao decretar