chp artigo
Belo Horizonte – 12 a 15 de setembro de 2004
Aplicação de Músculos Artificiais Pneumáticos em Órtese para Quadril
Área Temática de Tecnologia
Resumo
Este trabalho está inserido no desenvolvimento de tecnologias para projetos de acessibilidade, no intuito de minimizar o grau de dificuldade de um portador de deficiência física em se locomover e realizar tarefas do cotidiano. A proposta é realizar a aplicação de músculos artificiais pneumáticos em uma órtese para quadril. Foi selecionada uma paciente que apresenta déficit neuro-motor resultante de Poliomielite. Foi realizado exame clínico para prescrever a órtese adequada e para confeccionar o molde do corpo da paciente. Realizaramse cálculos cinemáticos e dinâmicos para simulação do mecanismo. Foi desenvolvido um sistema para o controle da compressão e descompressão do músculo pneumático, utilizando o sinal mioelétrico remanescente do músculo da própria paciente. Este sinal é captado por meio de dois eletrodos e é modulado de forma a fazer o controle do músculo.
Autores
Claysson B. Vimieiro
Breno G. Nascimento
Henrique R. Martins
Danilo A. P. Nagem
Marcos Pinotti
Instituição
Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
Palavras-chave: músculo artificial; bioengenharia; reabilitação
Introdução e objetivo
O primeiro dispositivo com o nome de músculo artificial de McKibben foi desenvolvido em 1950, contendo um tubo que se expande cercado por cordas entrelaçadas
(CHOU, 1996). O músculo artificial de McKibben sofre compressão (no sentido longitudinal) quando é pressurizado, ao contrário dos outros atuadores que se expandem. Isto se deve às suas características de construção. Hoje, devidos aos diferentes materiais utilizados para o tubo interna e a malha externa, eles são utilizados, deste áreas industriais até na fisioterapia para a reabilitação de pacientes.
O presente trabalho visa à aplicação de um novo conceito de Tecnologia