Chocolates Garoto Trab Luiz H
Logística da Empresa
Resumo da sua História
A Garoto é uma fabricante brasileira de chocolates, conhecido por fabricar produtos, como, por exemplo, o Baton
Garoto e a Serenata de Amor, entre outros. A empresa foi comprada pela Nestlé em 2002. A empresa detinha, no momento da compra, 22% do mercado brasileiro de chocolates.
O início
A empresa Chocolates Garoto foi fundada em 16 de agosto de 1929 pelo o imigrante alemão Henrique Meyerfreund com o nome de fábrica de balas H. Meyerfreund & Cia. em um galpão localizado na Prainha, bairro localizado no estado do Espírito Santo. As primeiras balas eram vendidas por meninos, em tabuleiros, nos pontos de bonde de Vila Velha, deste modo as balas passaram a ser conhecidas como balas "Garoto". Mas rapidamente passaram a ser distribuídas para casas comerciais, tanto da capital como das cidades do interior do estado.
Henrich M. recebeu herança de seus pais em 1934 e comprou máquinas para a produção de chocolates. Dois anos depois, conseguiu financiamento para montar uma fábrica mais moderna no bairro da Glória. Com nova infra-estrutura e produtos à base de chocolate, a empresa entrou numa fase de grande desenvolvimento, chegando a vender para além dos limites do Espírito Santo.
Investimentos
Essas iniciativas deram sustentação a um crescimento ainda mais na década de 90. Investindo em tecnologia, nesse período foram lançados novos produtos e consolidada a estrutura comercial . No final do anos 80 foi inaugurado um moderno Centro de Distribuição em
São Paulo, para atender os estados de São Paulo,
Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. No mesmo ano, entrou em operação uma nova fábrica de pastilhas, a
Fábrica 2. Em meados do anos 90, foi concluída a montagem do então mais moderno armazém vertical do país, junto à Fábrica 2 - o Centro de Distribuição do
Espírito Santo.
A venda para Empresa Nestlé
Em meio de uma crise interna entre os sócios, a empresa foi vendida para a Nestlé S.A. no início