Chocolateria
Segundo dados do Banco Mundial, um empreendedor leva, aproximadamente, 152 dias para conseguir iniciar seu negócio em terras brasileiras. O resultado coloca o país no grupo, nada agradável, de 12 países em que este processo leva mais de 100 dias. É sabido que no Brasil, a burocracia em excesso, é um problema que afeta o empresário não só o seu dia a dia, mas também no processo de início e eventual encerramento de atividades de sua empresa, diminuindo sua competitividade e prejudicando o desenvolvimento econômico do país.
Com objetivo de identificar os processos enfrentados na fase mais sensível – a abertura da empresa “A CHOCOLATERIA” - foram avaliados os procedimentos e custos por cada unidade da federação do Brasil, bem como a apresentação dos documentos necessários para o início do negócio.
Contudo, também foi apresentado e avaliado o balanço contábil da empresa no seu primeiro mês de existência legal, levando em consideração os lançamentos no Livro Diário, razonetes e balancetes de verificação, ARE e DRE.
O resultado, apresentado nos capítulos a seguir, mostra que o país ainda tem muito a avançar na desburocratização. O processo de abertura de empresas no país é hoje pouco transparente. Quanto ao negócio, o resultado foi perceptivelmente satisfatório e esperado.
1. A EMPRESA
1.1 PORTE E TIPO DE NEGÓCIO DA EMPRESA
A princípio, a empresa é classificada como Empresa de Pequeno Porte (EPP) de acordo com os critérios de Classificação de Empresas do SEBRAE.
1.2 MISSÃO, VISÃO E VALORES
Missão: Fabricar produtos de altíssima qualidade, preservando seu sabor com sofisticação e originalidade.
Visão: Trabalhando com prazer e emoção, visamos atender com excelência e proporcionar a satisfação do consumidor.
Valores: Ética e respeito; trabalho em equipe, qualidade e pró-atividade.
1.3 CLIENTES
Classes sociais: C e D. Esses clientes são pessoas que compram