CHOCOLATE: DEFINIÇÃO E APORTE HISTÓRICO
INSTITUTO DE CULTURA E ARTE
CURSO DE GRADUAÇÃO EM GASTRONOMIA
DISCIPLINA: METODOLOGIA DE PESQUISA EM ARTE, FILOSOFIA E CIÊNCIAS
BRUNO VICENZO CORECCO CALADO
CHOCOLATE: DEFINIÇÃO E APORTE HISTÓRICO
1 CHOCOLATE
O chocolate é um alimento resultante da combinação de pasta e manteiga de cacau com açúcar, em variadas proporções, podendo ainda conter outros ingredientes que auxiliem na formação do produto, de suas variações ou de características ambicionadas, tal como o leite ou ainda aromatizantes, como a baunilha ou frutas variadas.
Segundo Martin (1994. apud Richter, 2007, p. 358):
A composição precisa do chocolate varia em todo o mundo devido à diferença de gostos e legislação, que se preocupa com as porcentagens de cacau e sólidos do leite adicionais, quantidade e tipos de gorduras vegetais permitidas.
A origem do cacaueiro, árvore produtora do cacau, se deu no território mesoamericano, mais precisamente aonde hoje se localiza o México, porém a mesma é incerta no que se diz respeito à direção do movimento de sua disseminação.
Alguns historiadores apontam que esta árvore possui migração da bacia do rio Amazonas estendendo-se gradualmente até o sudeste do México. Outros argumentam que ocorreu o contrário: o cacaueiro se espalhou do sudeste do México para a Bacia Amazônica.
Inicialmente o cacau era consumido sob forma de bebida, acrescida muitas vezes de pimenta e farinha de milho. A procedência do termo “chocolate” se dá devido ao forte sabor de tal bebida. De acordo com o Serviço Social da Indústria (2012, p.11) “a palavra chocolate é originária do asteca ‘xocolati’ (água amarga)”.
Tida por muitos povos como sagrada, tal bebida a base de cacau, ancestral do chocolate, era utilizada em rituais de adoração à distintos deuses assim como um aspecto de segregação de classes, visto que a mesma era tida como sinônimo de riqueza e prosperidade. Era empregada ainda como instrumento de troca pelas sociedades indígenas e