china
Balança de pagamento é o registro de todas as transações, fluxo de bens e direitos do valor econômico entre os residentes de uma determinada economia e o restante do mundo, citaremos as transações econômicas da China com o restante do mundo.
A balança de pagamento contabiliza não apenas a comercialização de bens e serviços, mas também as transações econômicas que não se distinguem como compra e venda, exemplo, uma simples transferência bancaria internacional sem fins lucrativos também é contabilizada nesta balança de pagamento.
Dentro da estruturação da balança de pagamento temos a balança de transações correntes composta pela balança comercial que contabiliza as transações financeiras de compra e venda entre a China e os países estrangeiros, ou seja, as exportações e importações, temos ainda a balança de serviços que é todos os serviços prestados entre residentes e não residentes do país e balança de transferências unilaterais (donativos) que é a transferência de dinheiro ou mercadorias para outros países sem ter vinculo de compra e venda.
Com a criação do BRICS, o grupo de países emergentes, os países membros passaram a ter um crescimento muito maior a partir deste momento, prova disto é o crescimento de 22% que a China teve entre 2002 e 2010 em suas exportações, o dinamizador disto foi o comercio externo, onde as importações também obtiveram um crescimento de 19,9% no mesmo período.
Em 2009 com os impactos da crise econômica houve queda de 16,1% nas exportações e 11,21% nas importações chinesas, vale ressaltar que mesmo com essa queda nos valores exportados o país da china