chilling
A suscetibilidade dos frutos em relação ao problema varia de um para outro, pois a intensidade do dano causado depende da estrutura celular do fruto afetado. Caso a fruta seja coloca a uma temperatura de armazenamento baixa, mas em curto período de tempo as injúrias podem ser reversíveis, caso contrário serão irreversíveis. O chilling é difícil de ser diagnosticado afinal quando se coloca o fruto na câmara para realizar a maturação “forçada” e após a retirada desses locais os danos não serão nítidos, com o passar do tempo e com a exposição a temperatura ambiente eles começaram a se manifestar. Em muitos casos as injúrias podem demorar dias ou não para aparecerem ou até mesmo podem ficar somente na parte interna da fruta sem aparecer visivelmente.
O mais importante do que se preocupar com a parte física da fruta é a sua composição quanto aos nutrientes, pois esses consequentemente serão afetados. Quando se produz para fins econômicos deve-se analisar o produto a ser comercializado como um todo, o consumidor só irá comprar e consumir um produto de qualidade, porém a aparência acaba sendo decisiva.
O chilling ocorre quando a banana, por exemplo, é colocada em temperaturas menores que 15 ºC fazendo com que toda a atividade fisiológica da planta seja paralisada.