chico buarque e a ditadura
CHICO BUARQUE
Nome: Audrey de Oliveira Reichmann
Turma: 303
Porto Alegre, 3 de Dezembro de 2014
Chico Buarque e a Ditadura Militar
Em muitos movimentos artísticos destacou-se grandes nomes da música, um deles foi de Chico Buarque.
A ditadura militar foi um marco na MPB (música popular brasileira), muitos cantores mantinham resistência ao regime através de letras de música.
Aos olhos do regime as letras eram uma ameaça ao poder militar e ao resto da população.Por isso muitas obras foram censuradas e liberadas só anos depois.
Gazela uma série de reportagens que retrata e fala sobre os acontecimentos durante os 50 anos do golpe militar.
Havia uma forma que os cantores poderiam se expressar através de música, eles criaram uma espécie de mensagem ou código,das quais tinham que tomar total cuidado para que os militares não descobrissem a intenção delas.
Um nome em destaque é de Chico Buarque, um dos principais da MPB também, mas com ele não foi diferente.
Chico tem olhar crítico ao escrever e irônico ao mesmo tempo, compondo muitas músicas sobre o regime militar teve muitos trabalhos censurados.
Muitas das obras escritas por Chico retratavam as dificuldades encontradas do dia a dia pela população.
Uma das maneiras que Chico encontrou para tentar escapar da cesura foi usar as tais mensagens que utilizava pronomes sem referências.
Chico foi auto-exilado, pois o governo militar não queria mais problemas, a música ‘’Roda Viva’’ que foi composta no ano de 1967, fez com que ele se tornasse uma ameaça ao regime.
O AI-5 só piorou a situação de Chico, ele foi preso durante uma noite no Rio de Janeiro, respondendo algumas perguntas sobre as letras de suas obras.Logo depois participou de um festival na França e foi morar em Roma.
Chico gravou um álbum chamado Morricone, para este trabalho ele pegou algumas de suas obras já gravadas, além de outras faixas. A abertura