Chiavenato - Direção Resumo.
Conceito de direção: a direção é a função administrativa que se refere ao relacionamento interpessoal do administrador com os seus subordinados. Para que o planejamento e organização possam ser eficazes, eles precisam ser complementados pela orientação e apoio as pessoas, através de uma adequada comunicação, liderança e motivação.
A direção é o processo de guiar as atividades dos membros da organização nos rumos adequados. Esses rumos são aqueles que levam ao alcance dos objetivos organizacionais.
A direção se distribui por toda a organização dando nomes ao níveis organizacionais
Institucional = Direção
Intermediário = Gerencia
Operacional = Supervisão
Teorias de Douglas Mcgregor.
Estilos de direção x e y são um conjunto de pré-suposições
Teoria X: o administrador que usa a teoria X tende a dirigir e controlar os subordinados de maneira rígida e intensiva, fiscalizando seu trabalho, pois acha que as pessoas são passivas, indolentes, e sem qualquer iniciativa pessoal, sem ambição e evitam responsabilidade.
Teoria Y: o administrador tende a dirigir as pessoas com mais participação, liberdade e responsabilidade no trabalho, pois acha que elas são aplicadas, gostam de trabalhar e tem iniciativa própria. Ele tende a ouvir e delegar opiniões , compartilhar desafios de trabalho.
Nisso se leva em conta quatro variáveis comportamentais.
1 – o processo decisorial – é a maneira pala qual as decisões estão concentradas e centralizadas ou distribuídas e descentralizadas em uma organização.
2 – Sistema de comunicação – são os fluxos ascendentes, descendentes ou laterais de comunicação utilizados em um organização, podem ser formais e fechados ou informais e abertos.
3 – Relacionamento interpessoal – se refere a maneira pela qual as pessoas se relacionam dentro das organizações. Pode variar de isolamento das pessoas em cargos solitários e especializados até adoção de equipes em atividades grupais e solitárias
4 – O sistema de Punição e Recompensa- São