Chery
A Chery Automobile é uma indústria automobilística estatal da China, maior montadora independente da China. A empresa foi fundada em 1997para estimular a economia da região de Wuhu. Encontrando dificuldades para obter licenciamento que autorizasse a venda de seus modelos em toda a China, a empresa foi salva em virtude de um pedido de produção de táxis feito pelo governo local (seu único acionista à época). Em 2001 a Shanghai Automotive Industry Corporation (SAIC) passou a deter participação na empresa, o que facilitou a distribuição da sua produção. Em 2001/2002 a Chery contratou vários profissionais que deixaram a Daewoo em virtude do processo de falência enfrentado por esta. Ocorre que estas pessoas transferiram para Chery mais que sua força de trabalho, tendo levado também projetos inteiros de modelos da Daewoo. Como conseqüência, a Chery produz 2 modelos (Chery QQ e Chery Oriental Son) que são idênticos a modelos da GMDAT(Daewoo Matiz e Daewoo Magnus). Sediada em uma área de aproximadamente dois milhões de metros quadrados na cidade de Wuhu, província de Anhuí, a Chery possui mais de 15 fábricas construídas ou em processo de construção e emprega mais de 22 mil funcionários. A Chery alcançou, em pouco tempo, posição de destaque na indústria automotiva chinesa. Logo em seu primeiro ano de participação no setor, em 2000, a empresa conseguiu a impressionante marca de 28 mil unidades vendidas na China.
Dez anos depois do lançamento dos primeiros modelos da marca, é líder em crescimento e campeã de vendas entre as montadora 100% chinesas, com o total de 360 mil carros comercializados em 2008. Hoje a Chery está presente em 80 países, tem 16 unidades produtivas e emprega aproximadamente 25 mil funcionários em todo o mundo.
Com apenas 16 anos de existência, a Chery alcançou posição de destaque na indústria automotiva chinesa e no mercado internacional, sendo considerada o futuro do setor automotivo por um dos mais renomados profissionais de