Chernobyl
Curso: Administração
Resumo do filme Chernobyl
Foi o mais grave acidente em uma usina nuclear da história. Ocorrido na Ucrânia na década de oitenta durante um teste de auto-abastecimento que causou consequências catastrófica e deixaram sequelas que se estendem até hoje.
Como a maioria dos acidentes que ocorrem de forma inesperada, ninguém estava preparado para combater tal situação que deixaram consequências vinte anos depois da explosão.
O presidente num primeiro momento ainda não tinha dimensão da tragédia. Foi montada uma equipe de especialistas para constituir as primeiras informações verídicas. Trinta horas depois da explosão com reator, começam ser tomadas as primeiras medidas de segurança, evacuaram uma cidade de 43.000 habitantes que ficava a três quilômetros do acidente em três horas e meia. Todos dessa cidade foram expostos, criminosamente, a radiação; De Chernobyl que fica a sete quilômetros, estima-se que foram removidas mais de 130.000 pessoas. Russia, Bielorrussia, Polonia, Suécia, França, entre outros países, também foram afetados de alguma forma pela contaminação, embora alguns neguem tal fato.
O acidente começou a tomar proporções internacionais, pois nuvens radioativas começavam a se deslocar em direção a outros países e consequentemente a contaminação se espalharia ainda mais. Satélites europeus e americanos detectaram a tragédia. Então quarenta e oito horas depois os soviéticos começaram a divulgar informações oficiais sobre o acidente.
Havia na época um único hospital especializado neste tipo de atendimento, exposição radioativa, que não estava suportando a demanda, muitas pessoas apresentando sintomas como náuseas, vômitos, queimaduras, etc.
Dez dias depois, como havia risco de nova explosão, de contaminação do lençol freático que abastecia o País, e também a notícia já havia sido amplamente divulgada, foi autorizada, a visita de especialistas extrangeiros para tentar o mais rápido possível chegar a uma solução