Chernobyl
Método utilizado: ANALISE DE CONSEQUËNCIA
Etapas do processo:
Descrição do acidente;
Estimativa da quantidade de substância envolvida;
Dispersão do material (área atingida);
Avaliação dos efeitos nocivos (homem e natureza);
O cenário avaliado pode ser usado para prevenção de novos desastres.
Descrição do acidente:
Durante uma experiência no reator, foi realizada uma série de procedimentos inseguros, quanto ao previsto para a manutenção do reator em condições adequadas de funcionamento, após o desenvolvimento dessas ações...
À 01:23:04 o teste propriamente dito começa, desligaram o turbogerador, fechando as válvulas de entrada da turbina. Com isto, a energia para as bombas d'água foi abaixando, reduzindo o fluxo de água para resfriamento e por sua vez, a água no núcleo começou a ferver. A água que atuava como absorvedora de nêutrons, limitando a potência, fervendo, aumentou a potência do reator e o aquecimento.
Estava criada uma situação irregular, com 8 bombas funcionando e a potência de 200 MW, e não de 500 MW, conforme o estabelecido no programa. Mais tarde, verificou-se que o ideal era uma potência de 700 MW (t).
À 01:23:21 a geração de vapor aumenta, devido ao coeficiente positivo do reator, aumentando a potência.
À 01:23:35 o vapor aumenta incontrolavelmente.
A ordem de desarmar o reator foi dada à 01:23:40 -o botão AZ-5 é acionado para inserir as barras de controle e deveria resultar na introdução de todas as barras de controle. A água começou a ferver e diminuiu a densidade do meio refrigerante, por sua vez o número de nêutrons livres aumentou, aumentando a reação de fissão.
Com a inserção das barras, houve o deslocamento da água que refrigera os elementos combustíveis para dar lugar ao encamisamento e no primeiro instante houve uma subida brusca na potência ao invés do efeito desejado que é reduzir a potência. Toda a reatividade ficou concentrada na parte de baixo do