Chapada
Introdução 2
O clima do Distrito Federal 3
Queimadas: processo de combustão 3
Queimadas por processos naturais: 3
Queimadas por processos humanos: 4
Importância e característica do campo sujo 4
A fauna e flora do campo sujo 4
Processo de Oxidação das pedras 5
Intemperismo químico 5
Oxidação: 5
Hidratação: 5
Dissolução: 5
Hidrólise: 5
Acidólise: 6
O PH das águas da Chapada Imperial 6
Ecoturismo 6
Bibliografia 8
Introdução
No dia 18 de novembro de 2011 foi realizado um trabalho de campo onde os terceiros anos do ensino médio da Escola La Salle visitaram a Chapada Imperial. A chapada faz parte da APA (Área de Preservação Ambiental) do cafuringa, essa que foi criada pelo decreto n. º 11.123, de 10 de julho de 1988. Foi possível observar várias formações vegetais do cerrado, entre elas destacam-se: cerrado típico, cerradão, cerrado senso-stricto, campo limpo, campo sujo entre outros. Conforme a divisão de temas entre os grupos formados, o grupo responsável por esse texto ficou com a necessidade de explicar a importância e característica do cerrado campo sujo.
O clima do Distrito Federal
O Distrito Federal caracteriza-se pelo clima tropical semi-úmido, esse que possui duas estações bem definidas: O verão, caracterizado pelos períodos de chuvas que se estende de outubro a abril, e o inverno, caracterizado por secas que se estendem de maio a setembro. No inverno, há tendência de ocorrer uma seca rigorosa devido a atuação da massa polar atlântica, essa que perde umidade e ganha temperatura antes de chegar à porção central do Brasil.
Queimadas: processo de combustão
No período do inverno são comuns focos de incêndio no bioma cerrado, ora por incêndios criminosos, ora por conseqüências naturais. Quando o incêndio é criminoso, ou seja, quando alguém coloca fogo na mata (flora), segundo a legislação brasileira a pena é de 3 a 6 anos de reclusão, acrescida de multa. Já o incêndio natural, é aquele que tem origem a partir da