Chacareiros
16/09/2010
O prefeito Marco Bertaiolli anunciou nesta quinta-feira (16/09), em seu gabinete, um acordo que vai acelerar o processo de desapropriação das terras onde trabalham cerca de 600 famílias de chacareiros, no distrito de Jundiapeba. A Itaquareia, proprietária das terras, aceitou a proposta do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para a compra da área. Com isso, o prefeito mogiano informou que vai agendar uma reunião no Incra de São Paulo para anexar o documento ao processo de desapropriação – que passará a ocorrer de forma amigável e, portanto, mais rapidamente.
“É um momento histórico, pois estamos resolvendo uma questão agrária complexa de forma conjunta, na mesa do prefeito. São 514 hectares de terras que irão para as mãos de pessoas que trabalham na área há muitos anos, e que nós queremos que sejam regularizados”, disse Bertaiolli, ao lado do chefe de Governo, Luiz Sérgio Marrano, e do representante da Itaquareira, Nilson Franco de Godoi, além de produtores rurais da região. O advogado dos produtores, Carlos Zambotto, também esteve no gabinete.
O prefeito explicou que, na quarta-feira (15/09), Marrano e o consultor da Prefeitura, Antônio Lino, participaram de uma audiência em Brasília, com a direção do Incra, e conversaram sobre o assunto. A proposta do instituto foi encaminhada à Itaquareia, que a aceitou. A reunião foi agendada pelo deputado federal Valdemar Costa Neto.
De acordo com o advogado Nilson Godoi, o valor proposto é “proporcional ao que a empresa pagou para a Santa Casa de São Paulo”, antiga proprietária das terras. “A Itaquareia é uma empresa sediada em Mogi