Cfq10ano
366 palavras
2 páginas
a) Conclusão e Crítica1. O material de que é feita a areia e a água apresentam capacidades térmicas mássicas diferentes, devido a serem substâncias diferentes. Se considerarmos uma dada massa de água e igual massa de areia, aquecidas pela radiação solar durante o mesmo tempo, a elevação de temperatura na areia é muito mais elevada.
Q = m. c. ∆t «=» c. ∆t = Q /m = constante
São inversamente proporcionais.
Concluindo: a areia tem uma maior variação de temperatura, logo porque apresenta menor capacidade térmica mássica. Sendo a capacidade térmica da água muito maior do que a da areia, a mesma quantidade de energia transferida provoca um menor aquecimento da água do que aquele que se verifica na areia.
2. Quanto maior for a capacidade térmica mássica de um material, o arrefecimento do mesmo demora mais tempo a efectuar-se, ou seja, a água do mar emite para a atmosfera menor quantidade de calor, logo o clima será mais ameno. Pelo contrário, as areias e outros materiais existentes num clima continental, tendo uma capacidade térmica mássica mais baixa, arrefecem rapidamente, isto é, aquecem rapidamente o meio ambiente e por isso o clima é menos ameno.
Podemos ainda referir que os climas marítimos são mais amenos do que os continentais porque, devido à sua enorme capacidade térmica mássica, a água é capaz de armazenar grandes quantidades de energia ao longo do dia, que aquando do arrefecimento nocturno, pode libertar, aquecendo o ar das vizinhanças;
Nota: Quanto maior for a capacidade térmica mássica de uma substância, menor é a sua variação de temperatura para igual energia transferida.
8.Por que razao os climas maritimos sao mais amenos do que os continentais?
Os alunos deverao concluir que os climas maritimos sao mais amenos do que os continentais porque, devido a sua enorme capacidade termica massica, a agua e capaz de armazenar grandes quantidades de energia ao longo do dia, que aquando do arrefecimento nocturno, pode libertar,