CETAC
Centro Técnico de Aperfeiçoamento e Capacitação.
Junior Vitor valente da silva
Marcos Jose Lopes de Sousa
ATERRANTO: COMO FAZER ATERRAMENTO CORRETO.
BELÉM-PA
Fevereiro-2015
CETAC
Centro técnico de treinamento e capacitação.
Junior Vitor Valente da Silva
Marcos Jose Lopes de Sousa
ATERRAMENTO: COMO FAZER ATERRAMENTO CERTO.
BELÉM-PA
Fevereiro-2015
RESUMO
O terra é um condutor construído através de haste metálica e que em situações normais não deve possuir corrente elétricas circulante. Resumindo a grande diferença entre terra e neutro e que pelo neutro a corrente circulando e pela terra não. Quando houver alguma corrente circulando pela terra normalmente ela deverá ser transitória, isto e desviar uma descarga atmosférica para terra. Notem ainda que ele esta ligado na carcaça do equipamento ou de qualquer outro e o que chamamos de massa.
Introdução
O terra e um condutor que possui valor igual a zero volt. Absoluto ou seja seu valor não se altera diferentemente do neutro. Dessa forma ele e o responsável por eliminar a sujeira elétrica dos componentes pois toda carga eletrostática acumulada para a terra.
No século xvlll a natureza elétrica da atmosfera da terra começou ser desvendada. Em 1708 William wall no ver uma física de subir carregado eletricamente observou que ela era parecida com um relâmpago. E logo após a descoberta dos primeiros propriedades elétricas da matéria, tornou-se evidente que os relâmpagos deveriam ser uma forma de eletricidade associadas com as tempestades.
Benjamin Franklin o primeiro a projetar um experimento para provar a natureza elétrica do relâmpago em 1750 Franklin propôs que a eletricidade de poderia ser drenada de uma nuvem por um mastro metálico, se o mastro fosse isolado do solo e um observador aproxima-se um fio aterrado, uma física soltaria do mastro para o fio quando uma nuvem eletricidade estivesse próxima.
O aterramento elétrico tem três funções principais, proteger o