Fotonovela
Fotonovelas são novelas em quadrinhos que utilizam no lugar dos desenhos, fotografias, de forma a contar, sequencialmente, uma história.
No Brasil, as fotonovelas tiveram um mercado cativo por mais de 25 anos, entre os anos 1950 e 70, representando a ideia de uma imprensa popular feminina, com milhões de leitores de histórias publicadas em revistas com grande circulação nacional.
Roteiro para a elaboração da fotonovela
Importante deixar claro aos alunos que, ao escrever, eles devem pensar previamente nos espaços em que a história irá se desenvolver. Já que, as fotos deverão ser tiradas dentro da Escola. Isso implica em privilegiarem cenários simples que não demandem muitos adereços, ou seja, que possam ser criados ou simulados com facilidade para que o andamento da narrativa não seja prejudicado.
1. Produzindo o texto
Criar os personagens e suas características físicas e psicológicas;
Criar um conflito;
Criar os cenários;
Criar o desfecho.
Após desenvolverem os elementos da narrativa necessários para o desenrolar da história, é hora de começar a pensar na estrutura composicional do texto. Esse é o momento de preparar as imagens, mais especificamente, a fotografia. É importante que o aluno compreenda que para fazer uma fotonovela deve-se estabelecer uma relação apurada entre imagem e texto. Enfim, esses dois elementos dialogam, andam juntos. E, para que isso aconteça, é importante utilizar diferentes planos.
Principais revistas de fotonovelas no Brasil
Capricho (Editora Abril)
Super Novelas Capricho (Editora Abril)
Grande Hotel (Editora Vecchi)
Ilusão
Noturno
Encanto
Fascinação
Contigo
Sétimo Céu (Editora Bloch)
Carinho
Carícia