Cesar
A Teoria Econômica de Marx.
Materialismo histórico.
Considerado o mais influente de todos os socialistas, Karl Marx e seus postulados exerceram influencia não só no pensamento socialista, como também nas decisões políticas que regem os destinos de uma grande parcela da humanidade.
Marx julgava ineficaz a idéia de muitos dos socialistas anteriores a si, de que seria possível transformar a sociedade apelando para a racionalidade e a sensibilidade moral da classe educada, denominou essa idéia como socialismo utópico. Uma vez que os homens, bem educados e de vida estável na sociedade, eram frutos diretos do capitalismo e fariam tudo que estivesse ao seu alcance para perpetuar o sistema. Acreditava Marx no advento do socialismo baseado em uma análise profunda das leis do funcionamento do capitalismo. Segundo Marx, as próprias contradições e antagonismos internos do sistema capitalista ocasionariam, inevitavelmente , a sua destruição. Marx baseou seu estudo da sociedade capitalista numa abordagem histórica que ficou conhecida como materialismo histórico. Buscando com isto, uma simplificação das complexas relações de causa e efeito que interligavam as múltiplas facetas dos sistemas sociais e com isso lhe seria permitido focalizar a sua atenção sobre as relações verdadeiramente fundamentais que determinam a direção geral em que se movem os sistemas sociais.
Segundo Marx, a base econômica da sociedade, ou modo de produção, exercia a influência mais poderosa sobre o conjunto determinando as demais instituições sociais. O modo de produção dividia-se em dois elementos; em primeiro lugar as forças produtivas e em segundo as relações de produção. As forças produtivas eram o conjunto de habilidades e conhecimentos adquiridos pela força de trabalho, o nível tecnológico, as fábricas, ferramentas e equipamentos. As relações de produção constituíam as relações sociais que os homens mantinham entre si, em particular, a relação de propriedade ou de não propriedade