Certificação
Projetos de novos serviços ou produtos
Porque o produto foi criado. a CONSULAI (www.consulai.com), uma empresa de serviços e tecnologia no sector agro-alimentar, decidiu lançar, em 2005, um projecto para criar uma empresa cujo principal objectivo era produzir e lançar no mercado fruta fresca cortada de elevada qualidade: a 80g SA.
Processo de desenvolvimento e gerenciamento do produto.
A primeira fase do projecto durou cerca de um ano, e incluiu todo o desenvolvimento do conceito, tanto do ponto de vista tecnológico como do ponto de vista comercial e logístico. Em Maio de 2006 foi constituída a empresa 80g, SA, com três sócios principais: a CONSULAI, a empresa que esteve na génese do projecto, a Luís Vicente SA, a maior empresa de comercialização de fruta em Portugal, e a Oleribus, uma empresa de consultoria especializada nas áreas da engenharia agronómica e alimentar, com competências na área da tecnologia pós-colheita.
Rede de suprimentos
O desenvolvimento tecnológico de um produto premium, equiparado desde que foi lançado no mercado ao que de melhor se faz em países como os EUA e o Reino Unido, foi certamente o maior desafio. Paralelamente, questões como o desenho do layout da unidade industrial, a selecção dos equipamentos, a definição das soluções de transporte e distribuição e até a selecção e formação dos funcionários da empresa, não ficaram atrás em matéria de complexidade.
Tecnologia de processo.
Antes de colocar um novo produto no mercado, são efectuados testes exaustivos para assegurar que o produto chega ao consumidor nas melhores condições de frescura e sabor. Só assim, e obviamente utilizando fruta aeleccionada da melhor qualidade como matéria prima, se consegue um produto com um posicionamento premium. Neste caso é necessário utilizar tecnologia de ponta. A 80g tem tido sucesso num mercado em que outras empresas fracassaram. As dificuldades de colocar um produto fresco (com