Certificação Digital em um Sistema de Segunda Opinião Formativa
CERTIFICAÇÃO DIGITAL EM UM SISTEMA DE SEGUNDA OPINIÃO
DIGITAL CERTIFICATION IN A SYSTEM FOR SECOND OPINION
Naidion Concencio Brovedan1 , Paulo João Martins1,2, Priscyla Waleska Targino de Azevedo
Simões1,2,3, Rogério Antônio Casagrande1,2
1
Curso de Ciência da Computação/Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC),
Criciúma, Brasil
2
Grupo de Pesquisa em Tecnologia da Informação e Comunicação na Saúde, Universidade do
Extremo Sul Catarinense (UNESC), Criciúma, Brasil
3
Laboratório de Epidemiologia, Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde,
Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Criciúma, Brasil
Resumo: Objetivos: Desenvolver um sistema de segunda opinião com a utilização de certificados digitais, buscando oferecer maior garantia de integridade dos dados e também aumento na segurança do mesmo. Métodos:
Estudo de natureza aplicada (tecnológica). Foi desenvolvido um protótipo para WEB de segunda opinião assíncrona, utilizando o certificado digital como um agregador de segurança. Resultados: O protótipo foi desenvolvido para WEB e a linguagem, o PHP 5.3.0. que oferece suporte a biblioteca OpenSSL 1.0.1c. a qual implementa os protocolos SecureSocketsLayer (SSL v2/v3) e TransportLayerSecurity(TLSv1). Para o banco de dados optou-se pelo MySQL 5.5.24 e para o servidor WEB, o Apache 2.2. Para gerar o hash, foi utilizada uma função nativa do PHP e implementados os métodos de criptografia SHA1 e MD5. Conclusão: O presente artigo apresentou os resultados preliminares desta pesquisa, tendo-se como próxima etapa a implementação da assinatura digital, e criptografia dos dados durante a transmissão de dados.
Palavras-chave: Telemedicina. Referência e Consulta. Informática Médica. Segurança (computação).
Abstract: Objectives: To develop a system of second opinion with use of digital certificates, seeking to provide greater assurance of data integrity and also increase the