Cerrado TIG 1
INSTITUTO DE ENGENHARIA E TECNOLOGIA - IET
Filipe Emanuel Araújo Lima
Sergio Augusto Ferreira
Juliana Trindade Vieira
Rosilene Alves Gomes
SOLO E VEGETAÇÃO DO CERRADO MINEIRO
BELO HORIZONTE
Março – 2015
SOLO DO CERRADO BRASILEIRO
Projeto de Pesquisa apresentado ao Instituto de Engenharia e Tecnologia, Curso de Geografia e Análise Ambiental, como requisito para a aprovação na disciplina Trabalho Interdisciplinar de Graduação.
Área de Concentração: Cerrado de Minas Gerais.
Orientador: Prof. Antônio Carlos
BELO HORIZONTE
Março – 2015
RESUMO
O cerrado cobre uma área de aproximadamente 200 milhões de hectares divididos em dez estados nacionais, o solo do cerrado mineiro em sua maioria apresenta uma topografia semi plana, bastante favorável a atividades da indústria agrícola, com localização geográfica de acesso privilegiado em relação ao fluxo rodoviário com as principais cidades do estado de Minas Gerais, clima bastante variável, mas quando associado a um bom manejo consegue altas produtividades. O solo do cerrado tem como problema a baixa fertilidade com pouca concentração de matéria orgânica, em sua grande maioria é acido, com pH baixo, com grandes concentrações de alumínio, ferro, manganês, cálcio e magnésio. O artigo acadêmico confeccionado neste documento descreverá as formas de divisão do cerrado, as analises de formação da vegetação e as características principais dos solos no cerrado de Minas Gerais.
Palavras Chave: cerrado, vegetação, solo, Minas Gerais.
SUMÁRIO
SUMÁRIO 1
1. INTRODUÇÃO 2
1.1. OBJETIVOS 4
1.2. JUSTIFICATIVA 4
2. METODOLOGIA 5
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta as características do solo e da vegetação do bioma cerrado, e tem como objetivo demonstrar as formas e características do solo e da vegetação no Cerrado com maior ênfase no estado de Minas Gerais.
O cerrado corresponde em abrangência nacional uma área de aproximadamente 200