Cerrado (Resumo em Tópicos)
Extensão Territorial:
O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando cerca de 22% do território nacional.
Podemos encontrar a vegetação de cerrado, principalmente, na região centro-oeste do Brasil, ou seja, nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins.
Riqueza Biológica:
Considerado como um hotspots mundiais de biodiversidade, o Cerrado apresenta extrema abundância de espécies endêmicas e sofre uma excepcional perda de habitat.
- O Clima:
Tipo de Clima:
No Cerrado brasileiro o clima predominante é o Tropical Sazonal de inverno seco.
Temperaturas:
A temperatura média anual é de 24ºC. Na primavera e no verão a temperatura pode chegar aos 40ºC e nos meses de inverno (junho, julho e agosto) ficam em torno de 12ºC, sendo que podem chegar até a 0ºC. Nestes dias mais frios pode ocorrer a presença de geadas, principalmente na região sul do Cerrado.
Índice Pluviométrico e umidade:
A média de chuvas anual fica em torno de 1.300 a 1.700 mm. Grande parte da chuva concentra-se nos meses de outubro a março (nas estações da primavera e verão). Entre maio e setembro ocorre a estação seca, período em que as chuvas são raras, podendo ocorrer estiagem. Entre os meses de julho a agosto a umidade do ar cai muito (tempo seco), podendo ficar entre 15% e 30%. Este clima seco é um problema para a vegetação do cerrado, pois favorece o surgimento de incêndios.
Ventos:
Na região do Cerrado não costuma ventar muito. Em grande parte dos dias do ano, o vento é calmo (abaixo de 7 km/h) e o ar fica praticamente parado.
- Flora do Cerrado:
- presença marcante de árvores de galhos tortuosos e de pequeno porte;
- as raízes destes arbustos são profundas (propriedade para a busca de água em regiões profundas do solo, em épocas de seca);
- as cascas destas árvores são duras e grossas;
- as folhas são cobertas de pêlos;
- presença de gramíneas e ciperáceas no estrado das árvores.
O cerrado é uma vegetação típica de locais