Ceramicos
ESCOLA DE ENGENHARIA INDUSTRIAL METALÚRGICA DE VOLTA REDONDA
Lucas Faria
Thiago Donato
Rafael Soares
Nathália Neves
Ciência dos Materiais I
Cerâmicos
Profº: Ricardo Leal
VOLTA REDONDA
2014
Índice:
1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
O que são
Estrutura cristalina
Propriedades
Transformação de fase
Tratamentos térmicos
Onde são usados
Conclusão
Bibliografia
1 - O QUE SÃO
O termo cerâmica vem da palavra grega “keramitos”, que significa matéria prima queimada, indicando que as propriedades desejáveis desses materiais são normalmente atingidas através de um processo de tratamento térmico a alta temperatura conhecido por ignição. Foi durante o Neolítico, fase do desenvolvimento técnico das sociedades humanas, que a cerâmica foi inventada.
Cerâmicos são materiais inorgânicos e não-metálicos que consistem em compostos que são formados entre elementos metálicos e não-metálicos, para os quais as ligações interatômicas são totalmente iônicas ou são parcialmente iônicas com alguma natureza covalente, são frequentemente óxidos, nitretos e carbetos.
2 - ESTRUTURA CRISTALINA
Visto que a ligação atômica em materiais cerâmicos é iônica ou parcialmente iônicas, a maioria das estruturas cerâmicas pode ser pensada como sendo composta de íons eletricamente carregados – cátions e ânions – em vez de átomos. Suas estruturas cristalinas são geralmente mais complexas do que aquelas de metais, uma vez que são formadas por, no mínimo, dois elementos. A magnitude da carga elétrica em cada um dos íons componentes e os tamanhos relativos dos cátions e ânions são fatores determinantes na estrutura cristalina dos materiais cerâmicos. Assim, o cristal deve ser eletricamente neutro, ou seja, o número de cargas positivas igual ao número de cargas negativas. E, analisando a influência dos raios atômicos na estrutura cristalina, onde, em geral, Rc/Ra < 1 , tem-se estruturas estáveis quando um número máximo
de