Ceramicas
Argila+agua=alta plasticidade argila-conjunto de minerais. Endurecem com a perda de água e solidificam com o calor. Podem ocorrer: na superfície das rochas, nos veios e nas trincas das rochas, nas camadas sedimentares. deposito natural da argila = barreira
As argilas podem ser:
--de cor de cozimento branca: caulins e argilas plásticas (usada na fabricação de porcelanas)
--refratárias: caulins, argilas refratárias e argilas altamente aluminosas (têm baixa condutibilidade térmica – deformam-se a 1500ºC – usadas no revestimento de fornos)
--para produtos de grês (deformação e vitrificação a menos de 1200ºC – usadas para a fabricação de louças sanitárias)
--para materiais cerâmicos estruturais, amarelas ou vermelhas (usadas na fabricação de tijolos e telhas).
Argilas gordas ou graxas: + coloide, + alumina, + trabalhabilidade, + deformidade. (10% agua)
Argilas magras: -coloide, +sílica, -trabalhabilidade, +porosidade
propriedade das argilas:
--Plasticidade: Varia conforme a quantidade de água; Depende do tamanho, formato e comportamento dos grãos dos argilo-minerais; Se estão na superfície ou em camadas mais profundas.
Quanto maior a quantidade de ar < plasticidade
Quanto > a temperatura < a plasticidade
--Porosidade: Relação entre volume de vazios e volume aparente total. Influi diretamente na absorção de água e na durabilidade do material.
--Resistencia mecânica: Nas cerâmicas, geralmente a resistência à compressão é maior que a resistência à flexão e que as demais solicitações de carga.
--Resistencia química: Os sais solúveis presentes na cerâmica, quando há influência da umidade, podem provocar eflorescências (normalmente patológicas).
--Retração: Variam de volume, de acordo com o teor de umidade. (maior umidade, maior caolinita, trabalhabilidade, menor sílica).
POR NÃO SER ABSOLUTAMENTE UNIFORME, A RETRAÇÃO PODE CAUSAR A DEFORMAÇÃO DA PEÇA.
--Efeitos do calor: Provoca