ceramicas
Introdução
A aplicação da cerâmica na construção civil é de enorme importância, e sua aplicação envolve diversas áreas. Temos como exemplos mais comuns de produtos originados da cerâmica, tijolos, telhas, ladrilhos, azulejos, pastilhas, manilhas, entre outros.
A cerâmica é o material artificial mais antigo produzido pelo homem, onde pesquisas apontam que ela é produzida a cerca de 10 ou 15 mil anos. Possui a característica de ser muito resistente, o que facilita sua utilização desde acabamentos até vedações com tijolos.
Normalmente uma cerâmica é composta de boreto, carbeto, óxido metálico, nitreto, ou uma mistura que pode incluir aniões
Tipos de cerâmica
Dividimos para uma melhor organização as cerâmicas em dois grupos comuns
Cerâmica Tradicional – que inclui revestimentos, como por exemplo ladrilhos, tijolos, vazos sanitários, azulejos entre outros objetos que não possuem requisitos tão elevados quando comparados ao próximo grupo.
Cerâmica “Avançada”, ou de Engenharia - Normalmente são materiais com solicitações maiores e obtidos a partir de matéria prima mais pura. São utilizados, por exemplo, em tijolos refratários para fornos, ferramentas de corte para usinagem entre outras aplicações.
Classificação
Os materiais cerâmicos podem ser classificados de diversas formas, tendo como a principal por aplicação. Porém, outras formas de aplicação se dão por:
Método de moldagem – Compressão isostática, colagem por barbotina (slip casting), extrusão e moldagem por injeção, calandragem entre outros;
Composição química – Oxidos, Carbetos, Nitretos e Oxinitretos;
Origem mineralógica – Quartzo, Bauxita, Mulita, Zirconia entre outras.
Argilas
Constituintes
A argila é a matéria-prima básica da cerâmica, sendo, portanto, importante conhecer a sua natureza. A argila é composta por grande quantidade de material amorfo, predominando o material cristalizado.
Os principais constituintes da argila são silicatos, minerais do grupo da caulinita, do