ceramica
Centro de Tecnologia
Disciplina: Introdução aos materiais ceramicos
Professor: Ricardo Emilio
Aluno: João Paulo Pinheiro Ferreira
Matricula:307857
AP2
22/05/2014
1)Porque a reatividade do pó é importante na fabricação de peças cerâmicas? O que determina?
R: Quanto menor o tamanho das partículas maior a reatividade entre elas, pois aumenta a superfície total a ser eliminada na sinterização reduzindo a temperatura e o tempo necessários na sinterização e reduz a porosidade final do cerâmico. R: Determina a ocorrerencia de reações cujo gradiente térmico/temporal é bastante lento e influi em partículas que estão em íntimo contato físico. Neste caso, não apenas a temperatura, mas as dimensões das partículas e suas áreas de contacto determinam as naturezas das reações de amalgamação ou formação dos elementos em si. As reações em estados sólidos envolvem três métodos:
Transporte das substâncias que são potencialmente reativas ou íons em direção às superfícies onde ocorrerão os contatos dos componentes em reação.
A reação propriamente dita entre os elementos que estão contato.
O transporte dos elementos resultantes das reações para fora dos locais onde estas ocorrem.
2) Considerando a fabricação por compressão, responda: como os lubrificantes e aditivos de compactação atuam? Que beneficios ele oferecem?
R: O lubrificante serve para reduzir o coeficiente de atrito que diminui as rugosidades e facilita o deslizamento do material na forma reduzindo o tempo e o desgaste dos equipamentos e possui funções de reduzir a fricção entre os granulos da massa e a parede do molde durante a etapa da extração da peça. Os lubrificantes podem ser adicionados durante a formação dos granulos ou posteriomente, como forma de recobrimento. Alguns ligantes, como aqueles formados por mistura de ceras e polietil enoglicol, apresentam tambem propriedades lubrificantes. Os aditivos, servem para dar mais mobilidade e