cer mica
Ciência e Tecnologia das matérias
CERÂMICA
JOÃO PESSOA
2015
Conceitos e características na produção da cerâmica
Segundo a Associação Nacional da Indústria da Cerâmica, o setor conta com aproximadamente 6.900 empresas, sendo bastante pulverizado e composto principalmente de micro e pequenas empresas, quase sempre de organização familiar, contudo, com tendência de aumento da participação nos empreendimentos de maior porte na produção nacional.
A renda do segmento tende a permanecer nos locais de produção, com impacto econômico e social significativo. Este valor representa um pequeno percentual do brasileiro. Os principais produtos são tijolos, blocos de vedação e estruturais telhas naturais e coloridas, elementos de enchimento, tubos, pisos, entre outros materiais que compõem acima de 90% das alvenarias e coberturas utilizadas no País.
A produtividade média do segmento oleiro cerâmica brasileira é de 15,8 mil peças / operário / mês, com variações regionais. Há uma diferença de desempenho de produtividade entre os países desenvolvidos e os em desenvolvimento. Isto mostra a necessidade da modernização do segmento nos países mais atrasados, como o Brasil.
Os últimos dados oficiais do setor, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2008, mostram uma produção de 63 bilhões de peças por ano (75% de blocos / tijolos e 25% de telhas), levando a um faturamento de R$ 18 bilhões. O setor representa 4,8% da Indústria da Construção Civil, com geração de 293 mil empregos diretos e 900 mil indiretos.
Algumas características:
- simplificação dos procedimentos de execução, redução do número de etapas e redução da diversidade de materiais e mão de obra;
- eliminação de interferências através da compatibilização de todos os processos e facilidade de integração com outros subsistemas;
- não permite as improvisações que acabam por