Cepal temas de desenvolvimento para o brasil
CEPAL é uma comissão da ONU que visa fazer o monitoramento das politicas de desenvolvimento dos países da América Latina, esta comissão entra como intermediadora nos assuntos mais importantes como economia, sociedade, visando o desenvolvimento social e sustentável.
No Brasil a CEPAL em um acordo junto ao BNDS, criou um escritório que faz o controle do desenvolvimento econômico do pais.
“O Escritório da CEPAL no Brasil teve início com um acordo de colaboração entre a CEPAL e o BNDES, em outubro de 1952, quando foi criado o Grupo Misto de Estudos CEPAL/BNDES, que se propunha a avaliar o ritmo de crescimento do país e traçar programas de desenvolvimento para um período de dez anos, bem como realizar cursos de capacitação técnica.
Em setembro de 1960 foi instalado o Centro de Desenvolvimento Econômico CEPAL/BNDES, no Rio de Janeiro, considerado a primeira representação formal da CEPAL no Brasil. Na segunda metade da década de 60 houve desvinculação do programa BNDES e, em 1968, foi instalado, ainda no Rio de Janeiro, o Escritório Regional CEPAL/ILPES no Brasil. O escritório foi transferido para Brasília em 1978, a partir de um convênio entre a CEPAL e o IPEA.”
(texto retirado do site da CEPAL :http://www.cepal.org)
No Brasil a CEPAL trata de assuntos essenciais fazendo propostas e trazendo desafios para os governantes de nosso pais. Um exemplo é a questão social fundamental de igualdade e combate a pobreza, outra questão a educação que precisa de inovação e aperfeiçoamentos para que chegue a um patamar mais elevado quando comparada a outros países e outro item fundamental é a economia, juntamente com a tecnologia, as propostas são para aperfeiçoamento e inovação nestas áreas que abrem as portas do pais para investidores e que geram estabilidade a população.
Um dos item mais importantes que encontrei durante a pesquisa sem duvida foi a proposta explicita de erradicação da pobreza, a melhora do saneamento básico e