Cenário Socioeconômico do Técnico em Petróleo e Gás no Brasil
INTRODUÇÃO
O cenário sócio-econômico do técnico em petróleo e gás no Brasil sinaliza ganhar muito dinheiro, respeito pela função exercida perante a sociedade e muitas oportunidades, principalmente por causa das descobertas dos reservatórios de pré-sal. O profissional qualificado para o setor tem 92% de chance de conquistar uma vaga no mercado de trabalho com uma excelente remuneração. A expectativa dos próximos cinco anos para o setor é que sejam criados mais de 200 mil empregos no país, somente no setor industrial serão 46 mil vagas até 2015. Salários acima da média - . Os ganhos variam de acordo com o nível de capacitação. "Um profissional iniciante tem remuneração de R$ 1.200, enquanto aqueles com nível técnico recebem R$ 5.500".
Amazônia
E foi próximo a Carauari (AM), em 1978, que a estatal fez a primeira descoberta significativa de óleo e gás na região. Um sonho que ganhou ainda mais forma quando, em outubro de 1986, a Petrobras descobriu petróleo em quantidades comerciais na área do rio Urucu, na Bacia do Solimões. Estava aberta uma nova perspectiva para a exploração e produção de petróleo na Amazônia.
Manaus - Com um mercado ainda caracterizado pela falta de profissionais qualificados, o setor de petróleo e gás vem apresentando, no Amazonas, uma procura crescente por cursos nesta área. A tendência é reflexo da atuação de empresas de peso no Estado, como a HRT e a Petrobras.
O técnico em petróleo e gás pode atuar em diversas fases da cadeia produtiva do petróleo e do gás natural - exploração, produção, transporte, refino, comercialização, distribuição e logística - e das principais tecnologias, métodos e sistemas. Sendo possível atuar onshore ou offshore. Mesmo com menos oportunidades que em grandes centros de exploração de petróleo e gás, a demanda por cursos na área está em expansão na capital.
Atividades de