cenário econômico
A economia brasileira apresentou melhorias e solidez significante nas últimas décadas, aproximando-se bastante de economias consolidadas no mundo como a americana, europeia e chinesa, tornando-se a sétima maior economia global. Hoje a taxa selic no Brasil está em 11%.
A Política Fiscal envolve geração de receitas, que devem ser destinadas ao cumprimento de metas e objetivos governamentais no orçamento. Os tributos são as principais fontes de receitas públicas que financiam as atividades do Estado.
A União, Estado e Municípios têm o poder de tributar no Brasil.
Tipos de Tributos: Impostos, taxas, contribuição de melhorias, empréstimos compulsórios, contribuições especiais, diversas.
A carga tributária do Brasil está em 36,30% do PIB. A carga tributária do Brasil é a maior do BRICS.
Seguem os produtos que possuem maior carga de impostos: Cachaça, cigarro, cerveja, perfumes, maquiagem, gasolina,conta da luz.
Aproximadamente um quarto da população Brasileira é inadimplente. As regiões Norte e Nordeste são as mais Inadimplentes no Brasil.
A classe C é considerada no Brasil a mais Inadimplente.
Principais dívidas dos Inadimplentes: Fatura de cartão de crédito, Financiamento de veículos e os carnês.
Brasil x EUA
(PIB Brasil U$ 2,19 trilhões) (8º Ranking no mundo) (38,9% Impostos sobre o PIB) (Inflação Anual 6,2%) (Taxa de juros 7,25%)
(PIB EUA U$ 16,72 trilhões) (1ª Ranking no mundo) (17% Impostos sobre o PIB) (Inflação Anual 1,5%) (Taxa de juros 0,25%)
BRICS
É constituído pelos seguintes países: “Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
É um clube político que tem como objetivo converter seu crescente poder econômico em uma maior influência geopolítica. Não é considerado uma associação de comércio formal.