Centro Universitario Newton Paiva
Atividade Orientada I
Citologia
Aluno(a): Bruna de Oliveira Coelho
R.A.: 11515810
Curso: Odontologia
Turno: Matutino
Turma: M3/202
1. Cite as diferentes maneiras pelas quais podemos obter material para preparação de lâminas histológicas
- Os materiais são de órgãos, tecidos e de célula.
2. Da coleta do material à montagem de uma lâmina histológica o tecido passa por uma série de etapas. Abaixo estão listadas algumas destas etapas. Qual a importância (objetivos) de cada uma delas na preparação do material? A) Fragmentação.
Obtenção de material para ser colocado através de cortes.
B) Fixação.
Preservar a morfologia e a composição dos tecidos e paralisar o metabolismo celular, mantendo o conteúdo bioquímico e conservando antígenos. Assim preservando os tecidos para futuras colorações, e também manter o mais próximo da situação ‘in vivo’.
C) Desidratação.
Tira a agua dos fluídos residuais e fixadores aquosos por difusão de agentes desidratantes .
D) Diafanização ou clareamento.
Tira o álcool dos tecidos utilizados durante a desidratação através de agentes modificadores. E) Inclusão.
Obtenção do bloco de parafina de forma regular e, para ser cortado no micrótomo.
F) Microtomia.
Obtenção de cortes delgados, com espessura apropriada para observação do material biológico ao microscópio de luz ou eletrônico, utilizando-se o micrótomo.
G) Coloração.
As maiorias das estruturas celulares e teciduais são transparentes, incolores e com baixo índice de refração, por isso utilizam os processos de coloração para a microscopia de luz e de metais pesados para a microscopia eletrônica. As técnicas de coloração associam ao caráter básico ou ácido do corante a ser utilizado ao do material a ser evidenciado: acido\base, base\Ácido. H) Montagem.
Depois da coloração, as lâminas são montadas, os fragmentos são protegidos pela cobertura com laminas de vidro. Esta é colocada na lâmina através