Centro Universita Rio Esta Cio Da Bahia
Resumo
Filme: Tempos Modernos
E
As Escolas de Administração
Disciplina: Introdução à Administração
Docente:
Discente: Eduardo, Evandro, Ivison, Leão, Ronivaldo Santos.
Salvador, 2015
TEMPOS MODERNOS
O filme exibe a história de um operário interpretado pelo ator Carlitos (Charles Chaplin) no início do século XX, na época da Revolução Industrial, onde a produção artesanal foi substituída pela produção em série. Nas primeiras cenas, o operário empregado de uma grande fábrica onde desempenha o trabalho repetitivo em uma linha de montagem de apertos de parafusos, de tanto apertar parafusos, o operário tem problemas de stress devido às pressões psicológicas dos líderes da empresa, com a finalidade de aumentar a produtividade da organização enfocando apenas a realização das tarefas de forma rápida e eficiente, sem se preocupar com as limitações físicas e psicológicas dos seus operários, trazendo com isso consequências graves como: a intensificação do trabalho do operário, o que acaba tornando desnecessária a sua qualificação e provocando no mesmo lesões psíquicas e físicas. Ele é despedido e, logo em seguida, internado em um hospital.
Logo que sai do hospital, se depara com a fábrica fechada. Ao passar pela rua, nota um pano vermelho caindo de um caminhão. Ao empunhar o pano na tentativa de devolvê-lo, atrai um grupo enorme de manifestantes que passava por ali. Por engano, a polícia o prende como líder comunista. Após passar um tempo preso, o operário é solto pela polícia por agradecimentos.
Em outro momento, vimos na cena do novo emprego de Carlitos (Charles Chaplin), onde o ex-operário tinha a tarefa encontrar um pedaço de madeira que fosse parecido com o que ele tinha em suas mãos. Parecia ser uma tarefa tão fácil, mas trouxe consequências catastróficas, o empregado não tinha condições de analisar o trabalho e estabelecer o melhor método de fazê-lo, devido a sua falta de