Centro Estadual Profissionalizante Rural Alcides Vieira De Moura
Orientadora: Yanny Morais
Disciplina: Sociologia
2°ano Zootecnia Turma: Única
Motoboy vida louca
Componentes:
Larissa Rocha
Daiane Sousa
Mirla Adriana
Simplício mendes 28 de maio de 2014
Motoboy vida louca
As motocicletas certamente invadiram nosso cotidiano. Se olharmos para uma rua ou avenida qualquer, desde favelas, bairros de periferia até as regiões de altíssimo nível sócio econômico, não ficamos cinco minutos sem presenciar uma moto cruzando nosso campo de visão.
De prenúncio da era de um novo capital – de imagens, de subjetividades, de serviços – o motociclista passa a ser o motor que torna possível a existência de um novo sistema econômico-político.
A atividade dos motoboys é fenômeno comum nas cidades brasileiras. São milhares os jovens que arriscam a vida para entrega de todo tipo de objetos e documentos. Entretanto, pouco se conhece sobre esse trabalhador e sua atividade.
O trabalho imaterial se materialializa dramaticamente nos corpos de jovens que vivem essa experiência como trabalho, como prazer, como aventura, mas também como sofrimento, susto, risco, dor e perdas.
São milhares de jovens no Brasil que, cotidianamente, carregam o Brasil “nas costas”: documentos, medicamentos, alimentos, produtos de informática, grãos, pequenos