CENTRO DE FORMA O DE A OUGUEIROS
BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO
LEONARDO DE BORBA
CENTRO DE FORMAÇÃO DE AÇOGUEIROS
PATO BRANCO
2014
LEONARDO DE BORBA
CENTRO DE FORMAÇÃO DE AÇOGUEIROS
Projeto de pesquisa apresentado a disciplina de Metodologia da Pesquisa Cientìfica, do 8º período do curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, da Faculdade Mater Dei, como requisito à obtenção de nota para avaliação parcial bimestral.
Prof. titular da disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica: Prof.ª M.ª Marta Beatriz dos Santos Dall’Igna.
PATO BRANCO
2014
1. ASSUNTO
Centro de formação.
2. TEMA
Centro de formação de açougueiros para a cidade de Pato Branco.
3. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
O consumo de carne no mundo vem aumentando de forma constante e o Brasil é um dos principais países credenciados a exportar produtos de origem animal para os mercados asiáticos e africanos, segundo relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação (FAO).
A região sul é um dos maiores produtores de gado bovino do Brasil, e a falta de mão de obra qualificada é um dos principais problemas para explorar esse potencial.
4. OBJETIVOS GERAIS:
Criar um Centro de Formação de Açougueiros para suprir a carência do mercado, oferecendo oficinas e cursos profissionalizantes, tornando-se referência para o munícipio de Pato Branco.
5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Avaliar através da aplicação de questionário a qualidade da mão de obra no mercado de carnes.
Realizar levantamento de dados do impacto na economia no munícipio Pato Branco.
Analisar condicionantes do terreno e entorno através de pesquisa de campo.
6. JUSTIFICATIVA
O consumo de produtos de origem animal tem ocorrido desde a pré-história e auxiliam na sobrevivência do ser humano. Com a migração do homem para a cidade o sistema de produção, comercialização e os hábitos de consumo foram modificados. Hoje nota-se uma busca pela qualidade e ao interesse pelo aprendizado, tanto pelas pessoas