CENTRALIZAÇÃO DE ESTOQUES
“Todo erro gerencial acaba gerando estoque.” (Michael C. Bergerac, Presidente Executivo da Revlon, Inc.) 1.0 RAZÕES PARA MANTER ESTOQUES
A armazenagem de mercadorias prevendo seu uso futuro exige investimento por parte da organização. O ideal seria a perfeita sincronização entre a oferta e a demanda, de maneira a tornar a manutenção de estoques desnecessária. Entretanto, como é impossível conhecer exatamente a demanda futura e como nem sempre os suprimentos estão disponíveis em qualquer momento, deve-se acumular estoque para assegurar a disponibilidade de mercadorias e minimizar os custos totais de produção e distribuição.
Na verdade, estoques servem para uma série de finalidades. Ou seja, eles
Melhoram o nível de serviço: Estoques auxiliam a função do Marketing é vender produtos da empresa. Estes podem ser localizados mais próximos aos pontos de venda e com quantidades mais adequadas. Isso é vantajoso para clientes que precisam de disponibilidade imediata ou tempos de ressuprimento pequenos. Para a firma fornecedora, isto significa vantagem competitiva e menores custos de vendas perdidas, especialmente para produtos particularmente elásticos quanto ao nível de serviço. O Marketing pode beneficiar-se da disponibilidade constante do produto, mesmo quando a oferta é sazonal.
Incentivam economias na produção: O mínimo custo unitário de produção geralmente ocorre para grandes lotes de fabricação com o mesmo tamanho. Estoques agem como amortecedores entre oferta e demanda, possibilitando uma produção mais constante, que não oscila com as flutuações de vendas. A força do trabalho pode ser mantida em níveis estáveis e os custos de preparação de lotes podem ser diminuídos.
Permitem economias de escala nas compras e no transporte: Muitas vezes pequenos lotes de compra são gerados para satisfazer necessidades de produção ou para abastecer diretamente clientes à partir da